a OBSERVATÓRIO DA PAX: dezembro 2007

quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

CULTURA DA PAZ: Mensagem de Natal de Bento XVI destaca «pontos negros» do planeta

Os dramas vividos pelas populações do Darfur, da Somália ou do Médio Oriente, entre outras, marcaram presença na Mensagem de Natal que Bento XVI dirigiu desde Roma a todo o mundo. O Papa recordou todas as “vítimas de conflitos armados sangrentos, do terrorismo e de violências de todo tipo, que acarretam incríveis sofrimentos a inúmeras populações”. (Mais ...)
Agência Ecclesia

Etiquetas: ,

quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

CULTURA DA PAZ: "A Família Humana e a Paz". Subsídios para a Celebração do 41º Dia Mundial da Paz

No próximo dia 1 de Janeiro, primeiro dia de um novo ano, celebramos novamente o Dia Mundial da Paz. “Fruto duma providencial intuição do Papa Paulo VI, retomada com grande convicção pelo (…) Papa João Paulo II, a celebração deste Dia - como refere o Papa Bento XVI - proporcionou ao longo dos anos a possibilidade da Igreja desenvolver, através das Mensagens publicadas para tal circunstância, uma doutrina elucidativa em defesa deste bem humano fundamental”, que é a paz, grande dom a implorar de Deus incansavelmente. Respondendo a este desafio Bento XVI oferece-nos para reflexão neste dia o tema “Família Humana, Comunidade de Paz”, convidando todos, homens e mulheres, “a tomarem consciência mais lúcida da sua pertença comum à única família humana e a empenharem-se para que a convivência sobre a terra espelhe cada vez mais esta convicção da qual depende a instauração de uma paz verdadeira e duradoura”.
Com o intuito de contribuir para a celebração deste dia, a secção portuguesa da Pax Christi, Movimento Católico Internacional para a Paz, editou o dossier "A Família Humana e a Paz". Subsídios para a Celebração do 41º Dia Mundial da Paz, com sugestões para a liturgia do dia, actividades para assinalar o dia e usar o tema, ideias para trabalhar com crianças, bem como uma colectânea de orações.

Etiquetas: ,

segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

CELEBREMOS A PAZ: Jesus, o Príncipe da Paz, nasceu! Paz na Terra a toda a Família Humana!

Etiquetas: ,

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

CULTURA DA PAZ: Família Humana, Comunidade de Paz

Mensagem de Bento XVI para a celebração do
41º Dia Mundial da Paz, 1 de Janeiro de 2008

1. No início de um novo ano, desejo fazer chegar os meus ardentes votos de paz, acompanhados duma calorosa mensagem de esperança, aos homens e mulheres do mundo inteiro; faço-o, propondo à reflexão comum o tema com que abri esta mensagem e que me está particularmente a peito: Família humana, comunidade de paz. Com efeito, a primeira forma de comunhão entre pessoas é a que o amor suscita entre um homem e uma mulher decididos a unir-se estavelmente para construírem juntos uma nova família. Entretanto, os povos da terra também são chamados a instaurar entre si relações de solidariedade e colaboração, como convém em membros da única família humana: «Os homens – sentenciou o Concílio Vaticano II – constituem todos uma só comunidade; todos têm a mesma origem, pois foi Deus quem fez habitar em toda a terra o inteiro género humano (Act 17, 26); têm também todos um só fim último, Deus». (Mais ...)

Etiquetas: ,

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Dia dos Direitos Humanos


* 60º Aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948 - 2008)
* Mensagem do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, por ocasião do Dia dos Direitos Humanos

Etiquetas:

sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

JUSTIÇA ECONÓMICA E SOCIAL: Estudo denuncia assimetrias entre interior e litoral português

São várias as assimetrias sociais que acentuam o fosso entre ricos e pobres e o litoral e o interior do país, os dados constam do estudo que reporta ao ano de 2003 e que agora foi publicado em livro [Caracterização Social, Económica e Cultural das Freguesias de Portugal Continental]. [...] O trabalho inclui um levantamento exaustivo das respostas sociais locais, índices de desenvolvimento e a avaliação da população residente às mesmas em 900 freguesias de Portugal Continental. O estudo é encarado como um mapa social do país que serve para identificar a evolução das problemáticas sociais e equacionar as respostas dadas ao nível territorial mais básico - o da freguesia. (Mais ...)
Agência Ecclesia

Etiquetas:

DIREITOS HUMANOS: Dia Europeu contra Pena de Morte aprovado por unanimidade

Os ministros da Justiça da União Europeia, reunidos hoje em Bruxelas, aprovaram por unanimidade a instituição do Dia Europeu contra a pena de morte, disse à Agência Lusa fonte da presidência portuguesa. A iniciativa havia sido bloqueada em Setembro pela Polónia, mas a mudança entretanto verificada no panorama político naquele país - com a eleição para primeiro-ministro de Donald Tusk, que sucedeu ao conservador Jaroslaw Kaczynski - permitiu agora o consenso entre os 27. (Mais ...)
Diário Digital

Etiquetas: ,

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

ECOLOGIA: ONG desapontadas com andamento dos trabalhos em Bali

As organizações não-governamentais (ONG) de países em vias de desenvolvimento estão «desapontadas» com o rumo aparente da conferência sobre alterações climáticas que está a decorrer em Bali. Meena Raman, que representa uma rede mundial de 70 ONG de países em desenvolvimento afirmou hoje estar «muito desapontada» com o rumo da 13ª Conferência Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, que termina a 14 de Dezembro. «Ainda não vimos sinceridade do Norte nesta conferência. A relutância demonstrada ontem não contribui para criar a confiança que ainda não existe», constatou Meena Raman. «Os estilos de vida dos países desenvolvidos não estão em cima da mesa em Bali. E é isto que tem de mudar», salientou a directora internacional dos Amigos da Terra (Friends of the Earth International). (Mais ...)
Diário Digital

Etiquetas:

ECOLOGIA: UE anuncia pacote da Comissão Europeia para reduzir emissões

A União Europeia (UE) antecipou ontem na conferência de Bali sobre alterações climáticas um pacote legislativo ambicioso para reduzir as emissões de gases, insistindo ao mesmo tempo num novo compromisso global. A Comissão Europeia vai apresentar um pacote legislativo em Janeiro de 2008 para concretizar objectivos na utilização de energias renováveis e de biocombustíveis e para dividir a redução unilateral de emissões de gases pelos 27 países da União. «É necessário que os países desenvolvidos reduzam as suas emissões em 30 por cento até 2020», declarou Nuno Lacasta durante a 13ª Conferência Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (UNFCCC). (Mais ...)
Diário Digital

Etiquetas:

ÁFRICA: Exposição sobre Darfur chega hoje a Lisboa

A iniciativa de solidariedade “Artistas Portugueses por Darfur” e a exposição sobre o genocídio de Darfur são lançadas hoje, em Lisboa. A capital é uma das 24 cidades a receber a exposição fotográfica “Darfur/Darfur”, que ficará patente entre a Gare do Oriente e o Centro Comercial Vasco da Gama, até dia 10 de Dezembro. Até segunda-feira serão projectadas mais de 150 imagens sobre o dia-a-dia da vida de homens, mulheres e crianças que vivem naquela região do Sudão. (Mais ...)
Metro

Etiquetas:

CULTURA DA PAZ: Unidos na Diversidade: 2008 Ano Europeu do Diálogo Intercultural

A Comissão Europeia inaugurou ontem o sítio web http://www.dialogue2008.eu/, a par da campanha de comunicação do Ano Europeu do Diálogo Intercultural. Ao Comissário Europeu da Educação, Cultura, Formação e Juventude, Ján Figel, associaram-se os “Embaixadores Europeus para o Diálogo Intercultural”, figuras de destaque do panorama cultural europeu e internacional. O evento contou com a presença de alunos de escolas de Bruxelas, de várias origens étnicas, num exercício de expressão conjunta das vantagens da diversidade, em vésperas de 2008. (Mais ...)

Etiquetas:

MIGRANTES E ITINERANTES: Mensagem de Advento e Natal do FORCIM

O Fórum de Organizações Católicas de Apoio aos Imigrantes (FORCIM) escreveu este ano uma Mensagem de Natal dirigida a todos, na qual faz uma reflexão sobre as questões da imigração no contexto actual:

Neste Advento e Natal de 2007, como Organizações Católicas de apoio aos Imigrantes, queremos, enviar uma mensagem de paz e esperança, de alegria e solidariedade a todos os homens e mulheres do nosso país, solidarizando-nos com todos, mas, de uma forma muito especial, com todos os que, devido a circunstâncias adversas nos seus países de origem, escolheram ou se viram forçados a escolher Portugal para viver e trabalhar.
Vivemos tempos difíceis! As situações de crise económica, política e social repercutem-se, cada vez mais, na vida concreta das pessoas, e manifestam-se de maneira especial, na falta e precariedade de emprego e, por consequência, num maior empobrecimento de grande parte da população, fazendo aumentar os conflitos sociais, originando vagas de migrações que buscam, longe das suas terras, os meios para viver com o mínimo de dignidade. (Mais ...)

Etiquetas: ,

Dia Internacional dos Voluntários para o Desenvolvimento Económico e Social