a OBSERVATÓRIO DA PAX: maio 2007

quinta-feira, 31 de maio de 2007

ÁFRICA: Violações dos direitos humanos no Darfur

António Guterres, Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados denuncia, numa entrevista colectiva às publicações da Missão Press, a difícil situação na região sudanesa, apesar dos acordos de paz de Abuja. (Mais ...)
Agência Ecclesia

Etiquetas: ,

MÉDIO ORIENTE: ONU aprova a criação de tribunal especial para o Líbano

O Conselho de Segurança da ONU aprovou quarta-feira, por maioria, a criação de um tribunal internacional para o Líbano que deverá julgar os responsáveis da morte, em 2005, do ex-primeiro-ministro libanês Rafic Hariri. A criação do tribunal concretizou-se através de uma resolução que foi patrocinada pelos Estados Unidos e pela França. A resolução foi aprovada por dez votos dos 15 possíveis. Cinco países abstiveram-se: Rússia, China, África do Sul, Indonésia e Qatar. O tribunal, que terá um mandato de três anos, entrará em vigor a 10 de Junho, em local ainda não determinado, caso o Parlamento libanês aprove essa data. A resolução aprovada, que tem o número 1757, invoca o Capítulo VII da Carta da ONU, que aborda as ameaças à paz e à segurança mundial e prevê sanções e a intervenção militar em caso de distúrbios. (Mais ...)
Diário Digital

Etiquetas:

PAZ E ESPIRITUALIDADE: Não-violência, regra de vida do cristão

Bento XVI propôs ontem, quarta-feira, a «não-violência» como regra de vida para o cristão, manifestação do triunfo do Espírito. Chegou a esta conclusão na audiência geral, na qual apresentou a figura de Tertuliano, literato, filósofo, teólogo e apologeta, nascido em Cartago, actual Tunísia, em meados do século II. (Mais ...)
ZENIT

Etiquetas: ,

sexta-feira, 25 de maio de 2007

CULTURA DA PAZ E JUVENTUDE: ACIME lança o site juvenil www.entrekulturas.pt

Hoje, 25 de Maio, pelas 16 horas, na Casa da Cultura de Sacavém, decorrerá a apresentação pública do site www.entrekulturas.pt, na presença do Alto-Comissário para a Imigração e Minorias Étnicas que trocará impressões via digital com crianças e jovens, em diferentes pontos do país. Em articulação com os Centros de Inclusão Digital – Cid@Net –, promovidos pelo Programa Escolhas, será possível a crianças e jovens de diferentes localidades seguirem on-line o lançamento do site e colocarem questões ao Alto-Comissário. Com esta iniciativa, inserida na Semana da Diversidade, o ACIME pretende promover e celebrar junto da sociedade de hoje e de amanhã, a diversidade como uma riqueza inesgotável da humanidade. (Mais ...)
ACIME

Etiquetas: ,

CULTURA DA PAZ: 44 Ideias Simples para promover a tolerância e celebrar a diversidade

Em plena Semana da Diversidade, foi distribuído um pequeno guia com o Diário de Notícias intitulado "44 Ideias Simples para promover a tolerância e celebrar a diversidade". Trata-se de um publicação que tem como objectivo despertar o leitor para as questões da diversidade e da tolerância, com sugestões simples que cada um pode aplicar no seu dia-a-dia. As sugestões contidas neste ‘guia’ são, antes de mais, ‘dicas’, que podem ajudar a fazer a diferença no nosso dia a dia de cidadãos, mães e pais, profissionais.... Coisas simples para lembrar que todos temos a ganhar se conseguirmos ver as pessoas para além dos seus ‘rótulos’, criando empatia e melhorando a capacidade de comunicar e interagir. (Mais ...)
ACIME

Etiquetas:

quarta-feira, 23 de maio de 2007

MÉDIO ORIENTE: Cáritas exige corredor humanitário no Líbano

A Confederação Internacional da Cáritas exigiu a criação de corredores humanitários para chegar aos civis atingidos pelos combates no Norte do Líbano, em especial junto do campo de refugiados palestinianos de Nahr al-Bared, com 40 mil pessoas. O confronto iniciado no Domingo no campo de Nahr Al Bared é o pior conflito interno no Líbano desde o fim da guerra civil no país (1975-90). Pelo menos 22 militantes, 32 soldados e 27 civis foram mortos nos combates entre o exército libanês e militantes islâmicos do grupo sunita Fatah al-Islam, que ocorreram também na cidade portuária de Trípoli. A Cáritas está a pedir que ambas as partes respeitem a lei humanitária internacional, salvaguardando a segurança dos civis. A organização católica indica que estes estão a ser atingidos pelos combates nos campos, que actualmente estão isolados do mundo exterior. (Mais ...)
Agência Ecclesia

Etiquetas: ,

DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO: Bento XVI encoraja o compromisso de cristãos e muçulmanos pela justiça

A colaboração entre cristãos e muçulmanos na promoção da justiça e da paz é possível e, portanto, necessária, afirmou Bento XVI ao receber, na passada sexta-feira, os bispos da Conferência Episcopal do Mali, por ocasião da sua visita «ad limina apostolorum». (Mais ...)
ZENIT

Etiquetas: ,

SEGURANÇA E DESMILITARIZAÇÃO: Santa Sé exige aplicar o Tratado de Não-Proliferação Nuclear

O desarmamento e a não-proliferação nuclear podem converter-se em duas aliadas da luta pela promoção da paz entre as nações, considera a Santa Sé. Quem o afirmou foi Dom Michael Banach, Observador Permanente do Vaticano junto das instituições das Nações Unidas em Viena, na sua intervenção durante a 1ª sessão da Comissão Preparatória da VIII Conferência para a Revisão do Tratado de Não-Proliferação Nuclear, prevista para 2010 em Nova York, que decorreu de 30 de Abil a 11 de Maio na capital austríaca. (Mais ...)
ZENIT

Etiquetas: ,

JUSTIÇA ECONÓMICA: Caracterização e evolução da pobreza em Portugal

A poucos dias da Conferência promovida pela Comissão Nacional Justiça e Paz (CNJP) sobre o tema “Por um Desenvolvimento Global e Solidário – Um Compromisso de Cidadania”, este organismo eclesial vem lançar um alerta sobre a situação de pobreza no nosso país. O Grupo de Trabalho "Economia e Sociedade" da CNJP apresenta - a partir de dados do Eurostat - uma "Caracterização e evolução da pobreza em Portugal", indicando que "a pobreza assume em Portugal uma incidência muito preocupante, atingindo mesmo um dos valores mais elevados, no contexto da União Europeia". (Mais ...)
Agência Ecclesia

Etiquetas:

DIREITOS HUMANOS: Direito de voto para todos os imigrantes

O Alto Comissário para as Migrações e Minorias Étnicas, Rui Marques, defendeu ontem, em Lisboa, o Direito de voto para todos os imigrantes em Portugal nas eleições autárquicas, legislativas e presidenciais. (Mais ...)
ACIME

Etiquetas: ,

SEGURANÇA E DESMILITARIZAÇÃO: Sistema anti-míssil na Europa de Leste na agenda no Funchal

O projecto norte-americano de instalação de duas bases do sistema anti-míssil (NMD) na Polónia e República Checa está no topo da agenda da Assembleia Parlamentar de Primavera da Aliança Atlântica (NATO) na Madeira, entre os dias 25 e 28. O português José Lello, presidente da Assembleia Parlamentar da NATO, declarou hoje à Agência Lusa que «o NMD é porventura o dossier mais sensível e na ordem mediática do dia». (Mais ...)
Diário Digital

Etiquetas:

DIREITOS HUMANOS: Políticas do medo criam um mundo perigosamente dividido

Os governos poderosos e os grupos armados estão a fomentar deliberadamente o falhanço dos direitos humanos e crescentemente a criar um mundo polarizado e perigoso, disse a Amnistia Internacional hoje ao lançar o seu relatório de 2007, a sua avaliação anual dos direitos humanos em todo o mundo. "Através de políticas de visão estreita, incentivo ao medo e de divisão, os governos estão a minar a aplicação da lei e os direitos humanos, a alimentar o racismo e a xenofobia, a dividir comunidades, intensificar as desigualdades e a plantar as sementes de mais violência e conflitos", disse Irene Khan, secretária Geral da Amnistia Internacional. (Mais ...)
Amnistia Internacional Portugal

Etiquetas:

DIREITOS HUMANOS: Portugal e Espanha discutem em Lisboa imigração ilegal

O ministro dos Negócios Estrangeiros espanhol, Miguel Angel Moratinos, tem hoje, em Lisboa, um encontro de trabalho com o seu homólogo português, Luís Amado, com quem discutirá fórmulas de cooperação em matéria de imigração no âmbito da União Europeia. A agenda do encontro, centrada na preparação da presidência portuguesa da UE, no segundo semestre de 2007, dará particular relevo às relações externas da União Europeia, nomeadamente no que se refere ao Mediterrâneo e Médio Oriente, África, América Latina e Balcãs, de acordo com o comunicado enviado à imprensa pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros português. (Mais ...)
Diário Digital

Etiquetas: ,

CULTURA DA PAZ: Semana da Diversidade Cultural (21 a 27 de Maio)

Com início no Dia Internacional da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento (21 de Maio), o ACIME organiza a Semana da Diversidade Cultural. Ao longo de 7 dias, em parceria com outras instituições, propõe-se um conjunto de iniciativas, dirigidas a diferentes públicos, com o intuito de celebrar e cultivar o valor da diversidade cultural na sociedade. O PROGRAMA completo está disponível na Internet em:
http://www.acime.gov.pt/docs/Eventos/PROGRAMA_SITE.pdf
ACIME

Etiquetas: , ,

sexta-feira, 18 de maio de 2007

ÁSIA-PACÍFICO: Unicef apoia crianças vítimas da guerra no Sri Lanka

A Unicef está a tentar ajudar as mais pequenas vítimas do conflito do Sri Lanka, que se vêem privadas de alimentação adequada, cuidados de saúde e higiene e educação. A escalada da guerra civil entre forças governamentais e guerrilheiros tâmiles, em diferentes regiões da ilha no Índico, que aumentou a insegurança de quem trabalha no terreno, está a afectar três milhões de pessoas, incluindo cerca de 500 mil que fugiram das suas casas, de acordo com o organismo das Nações Unidas. (Mais ...)
Fátima Missionária

Etiquetas:

ÁFRICA: Mediação no Zimbabué está a correr bem, diz Thabo Mbeki

O presidente sul-africano, Thabo Mbeki, disse hoje, na Cidade do Cabo, que a mediação entre o governo do Zimbabué e a oposição está decorrer com a urgência imposta pela Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC). Mandatado pela SADC para auxiliar na resolução da crise zimbabueana como mediador entre o executivo do presidente Robert Mugabe e o Movimento para a Mudança Democrática (MDC, na oposição), Mbeki referiu, durante um debate parlamentar, que «não seria de bom tom» divulgar detalhes sobre a mediação antes da SADC ser informada. (Mais ...)
Diário Digital

Etiquetas:

ECOLOGIA: C40 pede ao G8 novas medidas para melhor ambiente

Representantes de 40 cidades pediram hoje, no final da Cimeira Climática das Grandes Cidades, ao G8 que tome medidas profundas para lutar contra o aquecimento global e assumiram o compromisso liderar o movimento verde nas suas cidades. Presidentes de Câmara e governadores de 40 das maiores cidades do mundo, reunidos desde terça-feira em Nova Iorque, acreditam estar na linha da frente da luta contra o aquecimento global, mas estão frustrados com as autoridades dos seus países por serem lentos na adopção de regras universais. Algumas das cidades representadas na cimeira C40, provenientes de todos os continentes, querem assumir o título de cidades mais verdes e serem as primeiras a testar tecnologias «mais limpas». (Mais ...)
Diário Digital

Etiquetas:

DIREITOS HUMANOS: Angola, Eslovénia e Bósnia no Conselho Direitos Humanos da ONU

A Assembleia Geral da ONU elegeu hoje Angola, Eslovénia e a Bósnia-Herzegovina como membros do Conselho de Direitos Humanos, no primeiro processo de renovação deste órgão, criado há um anos e que tem a sua sede em Genebra. Os 192 países da Assembleia-Geral da ONU elegeram hoje à tarde, em Nova Iorque, os 14 novos membros do Conselho de Direitos Humanos (CDH) para o triénio 2007-20010, tendo o Governo angolano concorrido a um dos dois lugares disponíveis para a África Austral. (Mais ...)
Diário Digital

Etiquetas:

DIREITOS HUMANOS: Santa Sé expressa pesar pela falta de adopção da Declaração dos Direitos dos Povos Indígenas

A Santa Sé expressou oficialmente o seu pesar pela falta de acordo nas Nações Unidas, que levou ao adiamento da aprovação do Projecto da Declaração dos Direitos dos Povos Indígenas. Quem apresentou esta crítica foi o arcebispo Celestino Migliore, Observador Permanente da Santa Sé junto da ONU, ao intervir na passada Quarta-feira, 16 de Maio, em Nova York perante a 6ª Sessão do Fórum Permanente para as Questões Indígenas do ECOSOC (Conselho Económico e Social das Nações Unidas), reunido para tratar do tema: «Territórios, terras e recursos naturais». (Mais ...)
ZENIT

Etiquetas:

quinta-feira, 17 de maio de 2007

ECUMENISMO: Igrejas ortodoxas russas unem-se

O patriarca de Moscovo, Alexis II, e o metropolita Lavr, chefe da igreja russa no estrangeiro, assinaram o acordo histórico de reunificação. Deste modo puseram fim a 80 anos de desunião. A cerimónia teve lugar na catedral de Cristo Salvador. Entre outros, assistiu ao acto o presidente russo, Vladimir Putin, que em 2003 promoveu a aproximação das duas Igrejas separadas. (Mais ...)
Fátima Missionária

Etiquetas:

ÁFRICA: Sensibilizar portugueses para a tragédia do Darfur

Colocar o drama do Darfur na agenda é a proposta de uma campanha dos Missionários Combonianos, que apelam de forma mais lata a uma “sensibilização da sociedade portuguesa para a solidariedade com os povos martirizados”. De acordo com estes missionários, que querem chegar ao maior número de pessoas, a sua intenção é “aproveitar a oportunidade única” que é “oferecida pela presidência [portuguesa] da União Europeia e [pela] ocasião da Cimeira Europa-África, para fomentar uma atitude mais consciente da sociedade portuguesa (incluindo a Igreja) face ao abandono dos povos mais pobres”. (Mais ...)
Fátima Missionária

Etiquetas:

quarta-feira, 16 de maio de 2007

ECOLOGIA: Modelo energético actual deve mudar

A Santa Sé afirmou nas Nações Unidas que é preciso modificar os actuais modelos de consumo para enfrentar o duplo desafio da mudança climática e da sempre crescente demanda de energia. O arcebispo Celestino Migliore, observador permanente da Santa Sé junto da ONU, participou, em 10 de Maio, na 15ª Sessão da Comissão sobre o Desenvolvimento Sustentável do Conselho Económico e Social das Nações Unidas, intitulada «Transformar os compromissos políticos em acções, trabalhar juntos». No seu discurso, o arcebispo Milgiore sublinhou que «a questão energética está a converter-se rapidamente numa das questões-chave da agenda internacional». (Mais ...)
ZENIT

Etiquetas: ,

ÁFRICA: Angola: Milhares despejados à força no “boom” económico do pós-guerra

No “boom” económico desde o fim da guerra civil em Angola em 2002, o Governo angolano despejou compulsivamente milhares de residentes pobres da capital, Luanda, com violência e quase sempre sem indeminização, disseram a Human Rights Watch e a organização angolana SOS Habitat num relatório publicado ontem. O relatório de 105 páginas, “Eles Partiram as Casas: Desocupações Forçadas e Insegurança da Posse da Terra para os Pobres da Cidade de Luanda”, documenta 18 despejos em massa em Luanda levados a cabo pelo Governo angolano entre 2002 e 2006. Nestes despejos, que afectaram no total cerca de 20.000 pessoas, as forças de segurança destruíram mais de 3.000 casas, e o Governo apropriou-se de muitos pequenos terrenos cultivados. Estes despejos em larga escala violaram as normas angolanas e internacionais de direitos humanos e deixaram muitos angolanos sem abrigo e na miséria, sem acesso a vias legais de recurso. (Mais ...)

Etiquetas: ,

DIREITOS HUMANOS: Portugal é paraíso de exploração de ilegais

Portugal é um dos poucos Estados da UE – o único dos antigos Quinze – onde a exploração de imigrantes ilegais não é considerada um crime no Código Penal, denuncia hoje a Comissão Europeia. “Não podemos tolerar paraísos de exploração de imigrantes ilegais”, diz Franco Frattini, o comissário da Justiça, em entrevista a um pequeno grupo de jornais europeus, entre os quais o Diário Económico. Portugal tem sanções administrativas, como de resto todos os países europeus, mas é um dos oito que dispensa sanções penais. (Mais ...)
Diário Económico

Etiquetas: ,

terça-feira, 15 de maio de 2007

JUSTIÇA ECONÓMICA: Um contributo para o Livro Branco das Relações Laborais

No momento em que a Comissão Europeia se encontra preocupada com a modernização da legislação do trabalho (Livro Verde da U.E.) e em Portugal se encontra em elaboração um Livro Branco das Relações Laborais, existindo mesmo uma Comissão a quem foi atribuído esse mandato, a Comissão Nacional Justiça e Paz não quis deixar de participar na discussão pública deste tema e de vir expressar a sua opinião, à luz da Doutrina Social da Igreja, acerca de uma matéria que incide directamente sobre a dignidade da pessoa humana. Nesse sentido, tornou publico um documento onde aborda os seguintes aspectos fundamentais: O direito do trabalho, numa perspectiva universal de defesa dos direitos fundamentais dos trabalhadores e de dignidade do trabalho; O papel central da negociação colectiva; Novas exigências do mundo do trabalho; As empresas transnacionais e as deslocalizações. (Mais ...)

Etiquetas:

quinta-feira, 10 de maio de 2007

MIGRANTES E ITINERANTES: Tertúlia "Migrações e Desenvolvimento"

No dia 16 de Maio, às 19:30, no Chapitô em Lisboa, a INDE - Intercooperação e Desenvolvimento, em parceria com a Plataforma das ONGD e o Chapitô, organiza a tertúlia "Migrações e Desenvolvimento", com convidados internacionais, no quadro do projecto "Dupla Oportunidade Norte-Sul". É urgente assegurar a implicação do Migrante nos processos de Desenvolvimento, tanto no seu país de origem como no país que o acolhe. O fenómeno das Migrações voluntárias internacionais deve reflectir um “Jogo de Soma Tripla” do qual os três agentes retiram dividendos. O debate visa promover o papel dos Migrantes nos processos de Desenvolvimento. (Mais ...)

Etiquetas: ,

quarta-feira, 9 de maio de 2007

CULTURA DA PAZ: «Por um desenvolvimento global e solidário – um compromisso de cidadania»

Em comemoração das encíclicas Populorum Progressio e Solicitudo Rei Socialis, no âmbito de uma actividade que está a ser preparada pelas Comissões congéneres da Europa, a Comissão Nacional Justiça e Paz promove uma Conferência Nacional «Por um desenvolvimento global e solidário – um compromisso de cidadania», a realizar nos dias 25 e 26 de Maio de 2007, no Colégio de S. João de Brito, em Lisboa. (Mais …)

Etiquetas: , ,

DIREITOS HUMANOS: "Direitos Humanos e violência": último número de "Voice Katolika"

O último número da revista "Voice Katolika", publicada pela Igreja das Ilhas Salomão, é dedicado a uma ampla reflexão sobre o tema "Direitos Humanos e violência". O número contém artigos de especialistas, de carácter formativo, reflexões de teólogos, mas também experiências concretas ligadas a eventos dolorosos, de conflito e violência, que nos anos passados marcaram a vida da pequena comunidade das Salomão. Há também referências a episódios recentes como o tsunami e o terramoto, que, no início de Abril, abalaram novamente a vida da população do arquipélago. (Mais …)
Agência Fides

Etiquetas: ,

JUSTIÇA ECONÓMICA: Arcebispo de Braga quer Igreja envolvida na luta pela justiça social

O Arcebispo de Braga considera que existe um mal-estar generalizado na sociedade portuguesa, ligado às mutações e evoluções da vida económica e social dos últimos anos. Perante um cenário sombrio, D. Jorge Ortiga lança um «recado» à Igreja para que «dê um contributo mais interventivo de forma a que a sociedade possa ser mais justa e fraterna». Esta mensagem resume o folheto “Recuperar a justiça, ousar a solidariedade”, que ontem foi apresentado à comunicação social e que já está a ser distribuído pela Arquidiocese. (Mais ...)
Agência Ecclesia

Etiquetas:

JUSTIÇA ECONÓMICA: Globalização económica «exige regulação social»

Falta regulação em termos globais capaz de acompanhar a velocidade do actual movimento da globalização económica, já que «os estados e as organizações internacionais são frágeis para enfrentar os novos desafios colocados pelos potentados em que se tornaram as grandes empresas transnacionais». A ideia foi defendida ontem, em Braga, pela economista e presidente da Comissão Nacional de Justiça e Paz, Manuela Silva, que apontou a globalização dos movimentos sociais e sindicais e a economia social como “luzes” para uma globalização mais solidária. (Mais ...)
Agência Ecclesia

Etiquetas:

terça-feira, 8 de maio de 2007

EUROPA: Sessão histórica da Assembleia da Irlanda do Norte para empossar novo governo

A Assembleia da Irlanda do Norte está hoje reunida, numa sessão histórica, para dar posse ao novo primeiro-ministro e vice-primeiro-ministro, o protestante Ian Paisley e o católico Martin McGuinness, antigos rivais de longa data. Os dois políticos chegaram hoje ao Parlamento da Irlanda do Norte, em Belfast, com poucas horas de intervalo, tendo ambos expressado confiança no futuro governo. O mesmo fez o ministro britânico para a Irlanda do Norte, Peter Hain, que considerou "inconcebível" a possibilidade de Londres voltar a suspender a autonomia da província depois da formação hoje do governo. (Mais ...)
Lusa

Etiquetas:

MÉDIO ORIENTE: Al Sadr diz que quer combater violência religiosa no Iraque

O clérigo radical xiita Moqtada al-Sadr iniciou um «plano de reformas e reconciliação» na respectiva milícia, o Exército Mehdi, com o objectivo de afastar os comandantes envolvidos em acções de violência religiosa no Iraque, noticia hoje o jornal árabe Al Hayat. O jornal, que cita altos cargos da milícia, afirma também que Al-Sadr quer que o respectivo grupo parlamentar saia da Aliança Unida Iraquiana (AUI, no poder), alegando «divergências substanciais», uma das quais relacionada com a insistência da AUI de substituir seis ministros do Bloco Sadr que renunciaram em Abril. (Mais ...)
Diário Digital

Etiquetas:

ECOLOGIA: Aquecimento global: Dalai Lama crítica EUA e China

O Dalai Lama, chefe espiritual do budismo tibetano, criticou hoje, numa entrevista publicada na imprensa alemã, a China e os Estados Unidos por colocarem «os seus interesses nacionais à frente da protecção do ambiente». «Os Estados Unidos e a China colocam muitas vezes os seus interesses nacionais acima do ambiente. É uma visão estreita porque eles fazem parte do mundo e sofrerão também as consequências do aquecimento climático», declarou ao diário popular Bild. «Destruir o ambiente equivale a um suicídio», acrescentou, sublinhando que «ainda não é demasiado tarde, embora já seja demasiado tarde» para agir. (Mais ...)
Diário Digital

Etiquetas:

segunda-feira, 7 de maio de 2007

JUSTIÇA ECONÓMICA: Cáritas aposta na habitação condigna

A Cáritas Portuguesa vai reforçar a aposta no apoio às famílias carentes de habitação condigna, tendo decidido "direccionar este projecto para famílias em situação de desfavorecimento económico e social, independentemente da faixa etária e da localização geográfica". Esta é uma das principais conclusões da reunião da Comissão Permanente da organização católica para a solidariedade e a acção social, que decorreu em Fátima, no passado sábado. (Mais ...)
Agência Ecclesia

Etiquetas:

ECUMENISMO: 11 mil cristãos juntos pela Europa

180 movimentos anglicanos, católicos, cristãos de várias Igrejas livres, evangélicos, ortodoxos e pentecostais, irão encontrar-se em Estugarda no próximo dia 12 de Maio, para lançar um sinal ao Velho Continente: os cristãos querem uma Europa unida que não se feche em si mesma mas que reconheça um destino comum com os outros continentes. O encontro prevê a participação local de cerca de 11 mil pessoas, para além dos espectadores em ligação via satélite em muitos países europeus. A manifestação quer mostrar "os frutos de coesão e de regeneração do tecido social que surgiram de um estilo de vida que tem a marca da comunhão". (Mais ...)
Agência Ecclesia

Etiquetas: ,

MÉDIO ORIENTE: Israel, Egipto e Jordânia discutem esta semana plano de paz

A ministra dos Negócios Estrangeiros de Israel, Tzipi Livni, planeia inicar, quinta-feira, conversações no Cairo com os os seus homólogos do Egipto e da Jordânia sobre uma iniciativa de paz árabe, disseram hoje responsáveis israelitas, segundo o jornal Haaretz. A Liga Árabe nomeou o Egipto e Jordânia para um grupo de trabalho que contactaria Israel sobre do plano. A iniciativa prevê relações normais com o mundo árabe em troca de um Estado palestiniano e de uma retirada completa por parte de Israel de terras tomadas durante a Guerra dos Seis Dias, em 1967. (Mais ...)
Diário Digital

Etiquetas:

sexta-feira, 4 de maio de 2007

ÁFRICA: Petição por Darfur


Uma petição a nível europeu exige às Nações Unidas um maior protagonismo no fim do conflito no Darfur, região sudanesa que é palco de uma guerra que já custou a vida a centenas de milhares de pessoas. O texto disponibilizado quer recolher até 1 de Junho um milhão de assinaturas só em França e números igualmente significativos noutros países. O texto segue-se a um conjunto de iniciativas internacionais que, nos últimos dias, tem chamado a atenção para o conflito. A ONU deve ser obrigada a tentar pôr fim às hostilidades, para que o massacre de civis páre, sobretudo às mãos de milícias islamistas, como tem sido denunciado por organismos internacionais e pelas agências das Nações Unidas.
Fátima Missionária

Etiquetas:

DIÁLOGO INTERCULTURAL: Apresentação do Estudo “A Interculturalidade na Expansão Portuguesa”

No próximo dia 9 de Maio, o ACIME, através do Observatório da Imigração, lança uma nova colecção de estudos: a Colecção Portugal Intercultural. Com esta colecção procura-se demonstrar, a partir de marcas históricas, a presença e cruzamento de povos e culturas na identidade portuguesa. O lançamento decorrerá no Padrão do Descobrimentos pelas 15:00h. No primeiro estudo desta colecção – A Interculturalidade na Expansão Portuguesa (séculos XV-XVIII) – da autoria do Professor João Paulo Oliveira e Costa e da Dra. Teresa Lacerda, é bem ilustrado como a interculturalidade foi um traço marcante da Expansão portuguesa dos séculos XV a XVIII e como influenciou o nosso património cultural e a nossa identidade colectiva. Estes resultados são particularmente interessantes de realçar, em particular quando a História pode ter um papel crucial na projecção que se quer para o futuro de uma sociedade marcada pela riqueza da diversidade cultural. (Mais ...)
ACIME

Etiquetas: , ,

CULTURA DA PAZ: II Edição da Festa dos Povos em Braga

A II edição da Festa dos Povos realiza-se em Braga nos dias 18, 19 e 20 de Maio. O objectivo deste evento é promover a aproximação entre os imigrantes e a comunidade bracarense, através da partilha da diversidade, em momentos de encontro entre as diferentes identidades culturais. A Festa dos Povos terá lugar na Avenida Central, nos dias 18,19 e 20 de Maio, onde as diferentes associações de imigrantes e da sociedade de acolhimento desenvolverão actividades no âmbito da dança, gastronomia, fotografia ou artesanato. Este evento é promovido por uma Comissão que envolve o Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes (Cruz Vermelha de Braga), a Cáritas Arquidiocesana de Braga, a Comissão Justiça e Paz de Braga, o GIEEC (Grupo de Intervenção para a Escolarização da Etnia Cigana) e a Pastoral da Mobilidade. A Festa dos Povos, tem como principal missão promover a integração dos imigrantes no seio da sociedade que os acolhe, promovendo o diálogo através de um conjunto de práticas diárias que lhes permitam fazer parte integrante da malha social.
ACIME

Etiquetas: , , ,

CULTURA DA PAZ: Publicada Lei Orgânica do Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural

Nos termos do Decreto-Lei n. 167/2007, de 3 de Maio, o ACIME adquire novas competências, transformando-se num instituto público e passando a designar-se Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI). O ACIDI tem por missão, nos termos deste diploma, colaborar na definição, execução e avaliação das políticas públicas, transversais e sectoriais, relevantes para a integração social dos imigrantes e das minorias étnicas, bem como fomentar o diálogo entre as diversas religiões, culturas e etnias. (...) Junto do ACIDI, que é dirigido pelo Alto Comissário para a Imigração e o Diálogo Intercultural, funcionam o Conselho Consultivo para os Assuntos da Imigração e a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial. (Mais ...)
ACIME

Etiquetas: , , ,

ÁFRICA: Igreja angolana denuncia “ameaças à paz” no Bié

A Igreja Católica em Angola lançou um alerta sobre os “sinais de ameaça à paz” que caracterizam a situação social geral na província do Bié. O aviso consta de uma mensagem pastoral que a Comissão de Justiça, Paz e Migrações da Diocese do Kuito resolveu publicar. “Há um grande abismo entre a proposta de ‘vida em abundância para todos’ e a situação em que se encontra uma grande maioria do povo angolano, particularmente o povo bieno”, afirma a mensagem. (Mais ...)
Agência Ecclesia

Etiquetas:

ECOLOGIA: CE pede negociações internacionais sobre o clima em Dezembro

O comissário europeu para o Ambiente, Stavros Dimas, reiterou hoje o pedido para a realização de negociações em Dezembro sobre um novo acordo internacional de luta contra o aquecimento global. «Na próxima conferência ministerial da ONU, em Dezembro, em Bali (Indonésia) devem começar negociações sobre um novo acordo climático internacional», afirma Dimas em comunicado. (Mais ...)
Diário Digital

Etiquetas:

ECOLOGIA: Alterações climáticas: Peritos exortam mundo a agir

Peritos em alterações climáticas exortaram hoje o mundo a agir rapidamente para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa e evitar assim um aquecimento global catastrófico. Segundo um relatório hoje divulgado pelo Painel Intergovernamental para as alterações Climáticas (IPCC), no final de uma semana de reuniões em Banguecoque, a adopção rápida de biocombustíveis e fontes de energia renováveis, uma maior eficiência energética e outros passos podem mitigar uma catástrofe global. O documento do IPCC - uma rede das Nações Unidas que envolve 2.000 cientistas - sublinha que o mundo terá de agir agora para manter o aumento médio da temperatura global entre 2 e 2,4 graus Celsius em relação aos níveis do período pré-industrial. (Mais ...)
Diário Digital

Etiquetas:

ECOLOGIA: Emissões de gases terão de baixar a partir de 2015

As emissões mundiais de gases com efeito de estufa terão de baixar a partir de 2015 para que o aumento médio da temperatura global se mantenha entre 2 e 2,4 graus Celsius, concluíram hoje peritos mundiais. Segundo o melhor cenário apresentado pelos delegados do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC no acrónimo em inglês), reunido em Banguecoque, as emissões mundiais de gases com efeito de estufa terão atingir até 2015 um «pico» e decrescer a seguir para que a subida da temperatura média não ultrapasse aqueles valores. «Quanto mais quisermos atingir um nível de estabilização baixo, mais depressa será atingido esse pico e começará o declínio das emissões», sublinha o IPCC no seu «resumo dirigido aos decisores políticos» hoje publicado. Para estabilizar esta poluição atmosférica a níveis situados entre 445 e 490 partes por milhão (ppm) de CO2 e outros gases com efeito de estufa, e limitar assim o aumento médio das temperaturas entre 2 e 2,4 graus Celsius positivos em relação ao período pré-industrial, será necessário que essas emissões atinjam um pico até 2015 e desçam a seguir para 50% dos níveis actuais (379 ppm) até 2050, indica o documento.
Diário Digital

Etiquetas:

ECOLOGIA: Painel Intergovernamental promove biocombustíveis

A terceira parte do extenso relatório do Painel Intergovernamental sobre as Alterações Climáticas apresentado esta sexta-feira, em Banguecoque, incentiva o recurso aos biocombustíveis como forma de combater o aquecimento global do planeta. O documento do painel IPCC (sigla em inglês para o painel alargado de peritos reunidos pela ONU) deverá sublinhar a importância da substituição dos combustíveis fósseis - carvão, gás natural, petróleo - pelos biocombustíveis, entre os quais o etanol, produzido a partir da cana-de-açúcar e muito utilizado no Brasil. A terceira parte do documento complementa o trabalho dos dois primeiros grupos de trabalho, divulgados em Fevereiro e Abril deste ano. O relatório completo deve ser lançado até o fim de 2007.
Diário Digital

Etiquetas:

MIGRANTES E ITINERANTES: Aprovação do Plano para a Integração dos Imigrantes

A Resolução do Conselho de Ministros n.º 63-A/2007, de 3 de Maio de 2007, aprova o Plano para a Integração dos Imigrantes (PII). O PII, que envolve 13 ministérios e um total de 123 medidas, evidencia uma opção pela participação dos imigrantes na concepção, desenvolvimento e avaliação das políticas de imigração. O Plano para a Integração dos Imigrantes pretende sistematizar os objectivos e os compromissos sectoriais do Estado português, para acolher e integrar os imigrantes que nos procuram. Ao todo são propostas 123 medidas que envolvem 13 Ministérios, pretendendo-se atingir níveis superiores de integração, quer numa perspectiva sectorial, designadamente nas áreas do Trabalho, Habitação, Saúde e Educação, quer numa perspectiva transversal no que toca às questões do racismo e discriminação, igualdade de género e cidadania. Neste sentido, o documento consagra um enunciado de princípios políticos e pretende ser um programa de referência para o Estado e para a Sociedade Civil, para ser executado até ao final da presente legislatura.
ACIME

Etiquetas: ,

DIREITOS HUMANOS: Amnistia Internacional denuncia ineficácia da luta contra a violência no Brasil

A Amnistia Internacional denunciou [no passado dia 2 de Maio] a ineficácia do Estado no combate à escalada de violência no Brasil. “As comunidades mais marginalizadas da cidade (do Rio de Janeiro) nunca estiveram tão expostas e abandonadas pelo Estado”, denunciou a Amnistia num relatório sobre os direitos do Homem e a pobreza no Brasil. (Mais ...)
PUBLICO.PT

Etiquetas: ,

MÉDIO ORIENTE: Prometida redução em 30 mil milhões de dólares da dívida iraquiana

Os países que participaram na conferência internacional sobre o Iraque de Sharm el-Sheikh, no Egipto, empenharam-se [ontem] em reduzir a dívida iraquiana em 30 mil milhões de dólares (cerca de 22 mil milhões de reuros), avançou o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon. (Mais ...)
PUBLICO.PT

Etiquetas:

ÁFRICA: Sudão e Chade assinam acordo de reconciliação

O Sudão e o Chade assinaram [ontem] um acordo de reconciliação na Arábia Saudita, onde se comprometeram a cooperar com as Nações Unidas e com a União Africana no esforço de estabilização da província de Darfur e nas zonas vizinhas do Chade. O acordo, assinado pelo Presidente sudanês, Omar Hassan al-Bashir, e pelo seu homólogo do Chade, Idriss Deby, estipula "o respeito mútuo pela integridade territorial e a não interferência nos assuntos do outro país". Além disso, as duas partes comprometem-se a não dar abrigo às forças da oposição do país vizinho. (Mais ...)
PUBLICO.PT

Etiquetas:

DIREITOS HUMANOS: Santa Sé exige «decisões políticas sensatas» para acabar com violência no Iraque

A Santa Sé pediu «decisões políticas sensatas» para acabar com o drama dos refugiados iraquianos provocado pela violência que atinge o país. O arcebispo Silvano M. Tomasi C.S., Observador Permanente da Santa Sé junto das Nações Unidas e Instituições Especializadas em Genebra, interveio em 17 de Abril na conferência internacional convocada pelo Alto Comissariado da ONU para os Refugiados para responder às necessidades dos deslocados e refugiados desse país. (Mais ...)
ZENIT

Etiquetas: ,

quinta-feira, 3 de maio de 2007

CULTURA DA PAZ: As religiões do mundo ao serviço da justiça e da paz

Mons. Francesco Follo, Observador Permanente da Santa Sé junto da UNESCO, interveio no passado dia 24 de Abril na 176ª sessão do Conselho Executivo desse organismo dedicada ao "Projecto de estratégia a médio prazo 2008-2013" que discute a importância do diálogo inter-confessional e inter-religioso para a promoção do respeito e do diálogo entre as culturas. Na sua relação, "O diálogo intercultural e inter-religioso é uma necessidade vital" - frase pronunciada por Bento XVI a 20 de Agosto de 2005 durante o seu encontro em Colónia com os representantes de diversas comunidades muçulmanas -, o prelado reafirmou que "apesar das culturas se caracterizarem por diversas interpretações da realidade, partilham em profundidade a experiência fundamental da condição humana, (...) o nascimento e a morte, o trabalho, a doença, a injustiça social, o meio ambiente, a salvaguarda do nosso planeta". (Mais ...)
Vatican Information Service

Etiquetas: , ,

ECOLOGIA: Vaticano atento às alterações climáticas

O Cardeal Renato Martino, presidente do Conselho Pontifício Justiça e Paz (CPJP), apresentou as conclusões do seminário internacional sobre "Mudanças climáticas e desenvolvimento", promovido por este organismo da Cúria Romana, manifestando a sua satisfação pelo vivo e intenso debate desenvolvido. Este responsável chamou a atenção para a importância das alterações climáticas, mas criticou certas "formas de idolatria da natureza que perdem de vista o homem". "A natureza é para o homem e o homem é para Deus", sublinhou o presidente do CPJP, no final dos trabalhos que reuniram 80 estudiosos e especialistas dos cinco continentes, com várias perspectivas sobre o assunto em confronto. (Mais ...)
Agência Ecclesia

Etiquetas: ,

PAX CHRISTI: Nova presidência da Pax Christi Internacional

Durante a sua Assembleia Geral Anual realizada no dia 28 de Abril de 2007 em Antuérpia, Bélgica, a Pax Christi Internacional elegeu os seus novos presidentes, Mons. Laurent Monsengwo e Marie Dennis. Os seus três anos de mandato como Co-Presidentes do Movimento terão início na Assembleia Mundial Trienal da Pax Christi Internacional, que se realizará de 30 de Outubro a 4 de Novembro de 2007 em Torhout, Bruges (Bélgica). O actual Presidente Internacional, S. B. Michel Sabbah, Patriarca Latino de Jerusalém, continuará no cargo até ao dia 3 de Novembro de 2007.

A Pax Christi Internacional foi fundada em 1945 em França, pela Sra Marthe Dortel-Claudot e por Mons. Théas, como um Movimento de Católicos Europeus que desejavam promover a reconciliação no final da Segunda Guerra Mundial. Hoje, a Pax Christi tornou-se uma rede dinâmica alicerçada na Fé e é composta por mais de 100 Organizações-Membros activas em todo o mundo. Ao eleger dois Co-Presidentes, uma mulher leiga e um bispo, para dirigir o movimento, a Pax Christi retorna às suas origens e propõe na Igreja Católica um modelo de liderança partilhada.

Mons. Laurent MONSENGWO PASYNIA (República Democrática do Congo)
Arcebispo de Kisangani e Presidente da Conferência Episcopal Católica da República Democrática do Congo, antigo presidente do Simpósio das Conferências Episcopais de África e Madagáscar (SCEAM), Mons. Monsengwo trabalhou sempre incansavelmente para a construção da paz no seu país e em todo o continente africano. Está convencido de que uma paz duradoura só se pode realizar através do diálogo entre os cidadãos dos diversos países. É regularmente consultado por altos dirigentes políticos sobre problemas do continente africano. Membro do Comité Executivo da Pax Christi Internacional desde 1999 é actualmente vice-presidente até 3 de Novembro de 2007. Mons. Monsengwo é também membro do Conselho Pontifício Justiça e Paz.

Marie DENNIS (Estados Unidos)
Como Directora do Secretariado Maryknoll para os Problemas do Mundo (Organização-Membro da Pax Christi Internacional), Marie Dennis é responsável por levar a voz e experiência dos Missionários de Maryknoll e o seu empenho para a paz, a justiça social e a integridade da criação, junto dos decisores políticos dos Estados Unidos e de outros governos, do Banco Mundial, do Fundo Monetário Internacional, da ONU e do mundo económico. Tem uma vasta experiência internacional, especialmente relacionada com a América Latina e África e é autora ou co-autora de seis obras sobre a paz, a justiça social e a espiritualidade. Designada Embaixadora da Paz da Pax Christi Estados Unidos, Marie Dennis é membro do Comité Executivo da Pax Christi Internacional desde 1999 e vice-presidente até 3 de Novembro de 2007.

Bruxelas, 30 de Abril de 2007

Etiquetas:

ECOLOGIA: Bento XVI apela à defesa do ambiente

Bento XVI destacou, numa mensagem [dirigida à presidente da Academia Pontifícia das Ciências Sociais, a profesora Mary Ann Glendon e aos participantes na XIII Sessão Plenária, que se celebrou de 27 de Abril a 1 de Maio no Vaticano, sobre o tema: "Caridade e justiça nas relações entre povos e nações"], os "desafios específicos" que o mundo deve enfrentar nos nossos dias, com especial destaque para o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. A comunidade internacional, escreveu, "reconhece que os recursos do mundo são limitados e que cada povo tem o dever de adoptar políticas visando a protecção do ambiente, a fim de prevenir a destruição do património natural cujos frutos são necessários para o bem-estar da humanidade". (Mais ...)
Agência Ecclesia

Etiquetas: ,